Por isso enumerei 10 dicas para fazer toda criança comer saudável, seja ela bebezinha ou já na segunda infância. Muitas dessas dicas eu aprendi com a minha mãe e outras eu adquiri na minha adolescência quando senti vontade de me alimentar ainda melhor.
Para que essas dicas funcionem bem seria bom você começar a praticá-las com seu filho logo nos primeiros meses de vida. Mas se isso não for possível e você já tem uma criança maior e que já tem maus hábitos, poderá vivenciar a maior parte delas. Mas lembre-se, nesse caso você terá que ter um pouco mais de paciência e persistência.
Todas as dicas estão mais explicadinhas no vídeo seguidas de algumas experiências que vivi com o Joãozinho, por isso é bom que além de ler o post, você também assista ao vídeo.
Vamos começar.
Dica 1: Converse com o seu parceiro(a) sobre a alimentação que vocês desejam que a criança tenha. Coloque regras nessa alimentação e os dois juntos colaborem para que tudo funcione como o combinado.
Dica 2: Incentive o consumo de alimentos naturais desde os primeiros meses de vida (assim que começar com a alimentação complementar).
Dica 3: Converse e explique a importância de comer coisas saudáveis para seu filho mesmo quando ele é bebezinho e ainda não pode te responder. Use a abordagem de acordo com a idade da criança.
Dica 4; Seja o exemplo. Coma as frutas, saladas e ensopadinhos de vegetais junto com seu filho comentando o quanto estão gostosos.
Dica 5: Não tenha besteiras em casa, como pizza, biscoito recheado, empanados de frango, salgadinhos, doces, etc.
Dica 6: Estabeleça um dia na semana para comer besteira. Claro que não é pra comer só besteira neste dia. Mas ela pode entrar na sobremesa ou no lugar de um lanche, por exemplo.
Dica 7: Não ceda a chantagem. Se, por exemplo, seu filho se recusar a comer o almoço porque tem salada no prato, deixe que ele fique sem o almoço e não dê lanche. Na hora do jantar ofereça a comida com salada de novo. Quando a fome realmente apertar, ele é quem vai ceder e aceitar a salada.
Dica 8: Negocie com seu filho os vegetais que ele gostaria de comer ou que ele tenha curiosidade de experimentar e comece a introduzir os vegetais a partir destes.
Dica 9: Procure atrativos saudáveis para fazer com que a introdução de novos alimentos seja mais fácil para criança. Como colocar no ensopado ou salada um pouco de granola salgada ou frutas que a criança já goste.
Dica 10: Troque os carboidratos refinados como arroz, pães e macarrão para os integrais.
Veja outros posts do nosso blog na F*Hits Friends AQUI.

Gostei do post e super concordo Pry. Vejo muito isso aqui em casa, meus sobrinhos amam besteiras e minhas irmãs muitas vezes deixam passar despercebido. Acho que vou ser uma mãe chata nesse aspecto. Beijos!
ResponderExcluirwww.dicamineira.com
Aaah Dai mas acho que vc tá mto certa. Aprender a comer de tudo desde novinho é super importante. Tb sou bem chatinha nesse aspecto!! Super beijo
Excluir